Encontro de Personal Organizers do Centro Oeste

08 e 09 de Novembro DE 2019   |   GOIÂNIA 

Mercado Personal Organizer

Especialistas em organização afirmam que, quanto mais organizado o ambiente ao seu redor, mais chance você tem de ser mais produtivo. Os benefícios de manter-se organizado vão desde a diminuição do stress, o aumento da disposição para o trabalho até o sentimento de bem-estar.

 

A cada ano, a NAPO - National Association of Professional Organizers -, entidade norte-americana que reúne os profissionais especializados em organização, realiza uma pesquisa em âmbito nacional, para aferir a familiaridade do público daquele país com os serviços de organização profissional, bem como a percepção deste quanto aos benefícios que os serviços de um organizador profissional podem proporcionar. Os resultados obtidos pela pesquisa, realizada em novembro de 2008, com 400 adultos entrevistados, revelou:


• 85% indicaram ter conhecimento do trabalho realizado por organizadores profissionais;


• 96% disseram que economizaram tempo, tornando-se cada dia mais organizados;


• Destes, 15% considerou que poderia economizar mais de uma hora cada dia - para um total de mais de 15 dias por ano - se fossem mais organizados em casa;


• Destes, 30% considerou que poderia poupar pelo menos 30 minutos por dia - ou mais de uma semana inteira por ano - se fossem mais organizados em casa;


• 65% dos inquiridos afirmaram que seu(s) companheiro(s) em casa são, pelo menos, moderadamente desorganizado (s) e;


• 27% disseram que se sentem desorganizados no trabalho.

 

Ainda que esta pesquisa revele uma tendência do público norte-americano, começam a surgir no Brasil evidências de um aumento do interesse local por soluções de organização de ambientes.


Um exemplo disto é que, nos últimos anos, as grandes redes de papelaria e lojas de decoração para o lar, têm oferecido cada vez mais produtos destinados à organização de ambientes domésticos e empresariais, que vão desde a oferta de caixas, arquivos, sacolas, rotuladores, pastas, etiquetas, etc., com setores inteiros destinados a venda destes artigos próprios para a organização de ambientes. Todavia, o mercado brasileiro ainda é pouquíssimo explorado, com muito poucas empresas de destaque, que apresentem soluções completas para organização de espaços, envolvendo produtos e serviços simultaneamente. Vale lembrar que o pioneirismo de algumas atividades também inclui a necessidade de superar barreiras, dentre elas algumas de caráter cultural e econômico. Contudo, se por um lado, o pioneirismo apresenta algumas barreiras culturais, por outro, constitui uma vantagem, se levarmos em consideração que o empreendedor terá um número menor de concorrentes em comparação a uma atividade já estabelecida no mercado, por exemplo.

 

Oportunidades: ambientes sustentáveis

 

Um dos “filões” do mercado da organização de ambientes é o da concepção de ambientes ecologicamente corretos. A preocupação com o meio ambiente tem aumentado no Brasil e concomitantemente uma necessidade de enquadrar-se nessa categoria.


A sustentabilidade precisa ser incorporada em todos os aspectos da vida, não só na questão ambiental. Algumas mudanças de hábito podem começar na própria casa (ou no ambiente de trabalho).

 

Com algumas substituições é possível viver em um ambiente muito mais sustentável, por exemplo, podemos citar cinco idéias para tornar um quarto mais sustentável e reduzir os níveis de poluentes do ambiente:


1) Use tintas sem COV (compostos orgânicos voláteis) na parede

 

A maior parte das tintas disponíveis no mercado possui COV, que possuem substâncias cancerígenas e ainda poluem o ar. A dica é substituí-las por tintas sustentáveis.

 

Obs: os pontos desfavoráveis das tintas sustentáveis é que, por não terem conservantes ou produtos químicos para secagem, elas têm data de validade menor e precisam de mais tempo para secar.

 

2) Prefira tapetes sustentáveis

 

Uma alternativa é usar tapetes de bambu, que são feitos com fibras extraídas de uma pasta celulósica da própria planta. Este modelo é considerado ecológico, pois não agride o meio ambiente quando a planta é cortada, pois em pouco tempo já pode receber um novo broto. Além disso, pode produzir até 20% a mais de oxigênio do gás carbônico que recebe.

 

Além do bambu, há outros tipos de tapetes feitos com materiais eco eficientes e reciclados. Alguns com materiais vindos diretamente da natureza, como as fibras de aloe e cacto. No mercado já é possível encontrar também tapetes artesanais confeccionados com fio de garrafas plásticas do tipo PET.

 

3) Reutilize móveis antigos

 

Ao invés de comprar novos objetos para decorar o quarto, busque aproveitar os móveis usados restaurando-os ou simplesmente passando uma tinta. Aproveite até as peças antigas, que podem ser herdadas de outros parentes. Sabendo fazer uma decoração harmônica com os objetos do quarto, o móvel “retrô” pode conferir um ambiente personalizado.

 

Se esta alternativa não foi possível, compre móveis feitos a partir de materiais reciclados, que podem ser comprados em lojas especializadas. Na hora da faxina, lembre-se que velhas gavetas e armários podem ser reutilizados em outras áreas da casa, como recipiente para guardar ferramentas de jardinagem, por exemplo.

 

4) Economize energia

 

Aproveite o máximo de luz natural possível. Coloque janelas grandes e preocupe-se também com a moldura aplicada em cada uma delas. Escolha de acordo com a necessidade do ambiente. Por exemplo, embora o alumínio não seja o melhor material para o gerenciamento de calor, ele é prático para climas chuvosos e úmidos.

 

Desta forma, não será preciso acender a luz artificial durante o dia. Já à noite, opte por lâmpadas LED ou fluorescentes compactas, ambas consomem menos energia do que as convencionais.

 

5) Opte por acessórios práticos

 

Use vasos de plantas no quarto ou em uma varada próxima para purificar o ar e ainda decorar o espaço. Se gostar de cortinas, prefira as mais leves que permitem que a luz solar se infiltre no local, impedindo mofo e bolor. Alternativas: cortinas costuradas a partir de algodão orgânico, seda, cânhamo ou bambu.

 

Pegue caixas que nao são mais usadas em casa, decore-as e use como recipiente para armazenar seus objetos e manter o quarto arrumado.

 

No quarto devem ficar apenas os eletrônicos necessários. Não desperdice energia deixando aparelhos eletrônicos plugados na tomada a noite inteira.

 

Fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/4851/5_dicas_para_ter_um_qua rto_sustentavel/

 


Estes são apenas alguns exemplos que podem tornar um ambiente de uma casa ou escritório mais sustentável. O empreendedor deverá fazer um levantamento das ações necessárias de acordo com o tipo de ambiente que pretende modificar e conforme às expectativas e hábitos do cliente.

 

Portanto, o empreendedor não deve esquecer que a sustentabilidade, bem implantada, com mudanças efetivas de práticas e modelos, impacta positivamente na reputação de um estabelecimento, torna a cadeia produtiva mais eficiente, reduz os riscos inerentes à operação, facilita os financiamentos, possibilita atrair e manter talentos, valoriza a marca, as ações no novo mercado e o mais importante, influencia o padrão de consumo das pessoas.

 


Ameaças: barreiras culturais

 

Como assinalamos, o pioneirismo dessa atividade no Brasil pode gerar algumas barreiras culturais. Podemos citar como exemplo, para os organizadores brasileiros, eventuais receios que os clientes locais possam ter em assumir sua própria desorganização e exporem a intimidade de sua residência ou escritório para terceiros. Além disso, este é um tipo de negócio que envolve a necessidade de convencer seus clientes a mudarem seus hábitos e manterem-se organizados, fato que pode incluir a necessidade de um acompanhamento periódico pelo profissional de organização, o que deve ser adequadamente negociado.

 

Neste caso, é ainda importante que o organizador de ambientes estabeleça uma relação de confiança com o seu cliente. Uma alternativa seria propor a organização de um ambiente mais impessoal (escritório, por exemplo) antes de “entrar na própria casa” do cliente. O importante é sempre mostrar profissionalismo e garantir ao cliente um resultado satisfatório no final.

 

 

Tá esperando o que para se inscrever no encontro personal Organizers Centro Oeste?

 

Te espero no Encontro. :) 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

November 7, 2018

Please reload

Patrocinador
Apoiadores

© 2017 by Degusta Digital.

Todos os direitos reservados ao Encontro de Personal Organizers do centro-oeste.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Informações: 

encontropersonalorganizer@gmail.com

(61) 9 9907 2718 (contato / Whatsapp)