Encontro de Personal Organizers do Centro Oeste

08 e 09 de Novembro DE 2019   |   GOIÂNIA 

O Escritório do Personal Organizer

O empreendedor do ramo de organização de ambientes também necessita de um pequeno espaço organizado onde possa exercer a administração de seu negócio (relacionamento comercial com clientes, compra e armazenagem de material de trabalho, gestão financeira, etc.).


Todavia, este é um trabalho cuja abertura de um ponto de venda (loja), em áreas disputadas da cidade, não é imprescindível. Alguns empresários do ramo idealizaram o negócio para ser desenvolvido a partir de sua própria casa ou em uma sala comercial de tamanho reduzido, com uma estrutura de apoio pequena. Um fator importante a ser considerado antes de o empreendedor decidir-se pelo local de instalação da empresa é definir com clareza quais serviços pretende prestar e qual o seu público-alvo (classe social, perfil de clientes – residencial ou corporativo etc.).

 

Quanto mais focado no tipo de público-alvo correto e serviços a serem oferecidos, maiores serão as chances de sucesso na escolha do local de instalação de sua empresa e da estrutura de apoio necessária. Em todo caso, se o empresário desejar instalar-se próximo de seu mercado consumidor e optar por um imóvel comercial ele deve observar os seguintes detalhes:

 

a) Certifique-se de que o imóvel em questão atende às suas necessidades operacionais quanto à localização, capacidade de instalação, características da vizinhança - se é atendido por serviços de água, luz, esgoto, telefone etc.;


b) Comodidades que possam tornar mais conveniente e menos onerosa a gestão do negócio tais como: proximidade de terminais e estações de passageiros ou dos locais de residência dos empregados;


c) Cuidado com imóveis situados em locais sujeitos a inundação ou próximos às zonas de risco. Consulte a vizinhança a respeito;


d) Confira a planta do imóvel aprovada pela Prefeitura, e veja se não houve nenhuma obra posterior, aumentando, modificando ou diminuindo a área primitiva, que deverá estar devidamente regularizada.


As atividades econômicas da maioria das cidades são regulamentadas pelo Plano Diretor Urbano (PDU). É essa Lei que determina o tipo de atividade que pode funcionar em determinado endereço. A consulta de local junto à Prefeitura deve atentar para:


• se o imóvel está regularizado, ou seja, se possui HABITE-SE;


• se as atividades a serem desenvolvidas no local, respeitam a Lei de Zoneamento do Município, pois alguns tipos de negócios não são permitidos em qualquer bairro;


• se os pagamentos do IPTU referente o imóvel encontram-se em dia;
• no caso de serem instaladas placas de identificação do estabelecimento, será necessário verificar o que determina a legislação local sobre o licenciamento das mesmas.

 


No caso do escritório de um organizador de ambientes sustentável, seria interessante que a localização do empreendimento, por exemplo, fique a menos de 400m de um ponto de ônibus (estimulando os clientes e funcionários a utilizarem os transportes públicos, diminuindo a emissão de CO2 na atmosfera). Outro fator positivo na localização seria a existência de um estacionamento preferencial para clientes ou funcionários que optem por veículos movidos a combustíveis alternativos ou híbridos, estacionamento para bicicletas, etc.

 

 

 

 

 

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