Encontro de Personal Organizers do Centro Oeste

08 e 09 de Novembro DE 2019   |   GOIÂNIA 

Quais são os equipamentos de trabalho do Personal Organizer.

 

 

Os equipamentos envolvidos no trabalho de organização de ambientes são:


- Computador com internet;
- Etiquetador manual;
- Impressora;
- Telefone fixo e celular;
- Trena.


Quando um empreendedor resolve abrir um negócio muitas vezes ele costuma optar pela compra de equipamentos usados para reduzir o investimento inicial.

 

Contudo, apesar desta iniciativa parecer economicamente mais interessante a curto prazo, ela pode elevar os gastos em consumo de energia, negativo para o meio ambiente, podendo ainda aumentar os custos variáveis no médio/longo prazo.

 

Atualmente, já é possível comprar equipamentos elétricos e eletrônicos cujo consumo de energia é bem inferior aos modelos antigos. Muitos desses “novos modelos”, mais econômicos e ecologicamente corretos, possuem um selo de garantia. O investimento em materiais dessa categoria trará ganhos futuros não apenas em termos financeiros mas também de sustentabilidade para o seu negócio.


Para facilitar, segue uma dica: basta conferir se o produto que deseja comprar possui o selo PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) que indica que este produto foi criado e testado com o objetivo de gerar um menor consumo de energia. Portanto, se tiver a etiqueta do PROCEL, há garantia de estar adquirindo um produto ecologicamente correto.

 

Matéria Prima e Mercadoria

 

A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:

 

Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado.


Obs.: Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques. Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento.

 

Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.


Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa.

 

A principal matéria-prima é o conhecimento/experiência do organizador de ambientes. O trabalho desenvolvido pelo organizador pode envolver o emprego de artigos e acessórios tais como:


- Arquivos;
- Aventais;
- Caixas;
- Elásticos;
- Etiquetas;
- Fitas adesivas;
- Formulários;
- Gabaritos;
- Luvas e máscaras;
- Organizadores de mesa e/ou gaveta;
- Paleta de cores;
- Panos de limpeza;
- Pastas;
- Prancheta;
- Produtos de limpeza;
- Protetor de calçados;
- Caixas de tamanhos e cores variadas;
- Sacos plásticos, etc.

 

 

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