Encontro de Personal Organizers do Centro Oeste

08 e 09 de Novembro DE 2019   |   GOIÂNIA 

Como manter a casa organizada de forma fácil e rápida

 

 Conheço muitas pessoas que contratam profissionais de organização ou até se empenham sozinhas para organizar a casa, mas reclamam da dificuldade em manter as coisas no lugar. Por falta de tempo, falta de habilidade ou cansaço, muitas vezes a gente deixa para depois coisas simples que podem fazer uma diferença enorme no nosso dia a dia.

 

Já me deparei com clientes que eram, de fato, pessoas organizadas, mas que em algum momento se perderam e não conseguiam mais encontrar o caminho de volta. A chegada de um filho, a mudança de emprego, a perda de um ente querido, um problema de saúde, tudo pode ser um gatilho para a desorganização.

 

Pensando nisso, preparei duas dicas básicas para te ajudar a manter a casa em ordem e evitar que a bagunça se instale.

 

Coleta

Levando em consideração que sua casa já esteja basicamente organizada, todos os dias, no fim do dia ou antes de dormir, faça uma ronda pela casa. Utilize um cesto ou até mesmo um balde desses de lavar roupas e recolha todos os itens que estiverem espalhados pela casa, fora do seu lugar original. Faça isso em todos os cômodos, um após o outro. Se você tiver crianças em casa, inclua-os na “brincadeira”.

 

Por exemplo: se você deixou um livro jogado no sofá, mas o lugar dele é no seu criado-mudo, colete. Se o secador de cabelo está em cima da cama, mas o lugar dele é no banheiro, colete. Faça isso com sapatos, roupas, brinquedos, eletrônicos, etc. Tudo que estiver fora do lugar deve ser coletado.

 

Reposição

Depois de fazer a coleta, retorne aos ambientes e devolva os objetos aos seus lugares. Se tiver algo que por algum motivo não possa ser devolvido naquele momento, por exemplo, um sapato que precisa ser lavado antes de voltar para a sapateira, deixe-o dentro do cesto e termine a tarefa assim que for possível. Faça isso todos os dias ou pelo menos três vezes por semana. Essa atitude simples vai te ajudar a manter organização dos espaços, a não acumular bagunça pela casa e a deixar o seu dia a dia mais fácil.

 

Eu sei que a rotina da maioria das pessoas é muito pesada e que manter uma casa organizada pode ser uma tarefa bem difícil. Mas eu não estou falando de perfeição e sim de fazer o mínimo possível para manter o ambiente saudável e harmônico. Você levará, no máximo, quinze minutos por dia para seguir essas dicas e isso vai ajudar a diminuir a bagunça aparente.

 

Quem nunca chegou em casa, se jogou no sofá e sentou em cima do controle remoto? Isso quando ele não desaparece por dias! Cada objeto precisa ter o seu lugar e depois de utilizado precisa voltar ao seu lugar. É uma regra muito simples, mas que vai fazer toda diferença no bem-estar da sua família.

 

 

 

Monique França
Jornalista e Personal Organizer
www.moniqueorganiza.com.br
ANPOP Member

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

November 7, 2018

Please reload

Patrocinador
Apoiadores

© 2017 by Degusta Digital.

Todos os direitos reservados ao Encontro de Personal Organizers do centro-oeste.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Informações: 

encontropersonalorganizer@gmail.com

(61) 9 9907 2718 (contato / Whatsapp)